segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Título da atividade: Relação homem-técnica – atividade 1.3 momento 2.
Escola: Escola Estadual João Ribeiro Guimarães
Cursistas: Marcos Alberto Sutiér, Patrícia Ferreira Borges e Sirley Ribeiro Nunes
Turma: Edson Leonel – Bandeirantes/MS

Situação-problema 1:
Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:
  • Quais os principais dispositivos usados pelas pessoas para realizar essa operação?
  • Há uma relação entre gerações e tipos específicos de dispositivos (Por exemplo, jovens usando recursos do celular; adultos buscando calculadoras etc.)?
  • As pessoas possuem agilidade para realizar cálculos mentalmente ou necessitam de dispositivos externos? Questione-as sobre como fazem o cálculo e observe diferenças nas estratégias e formas de raciocínio.





Veja aqui a nossa contribuição sobre a situação-problema no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário